Classificação dos resíduos sólidos
Confira abaixo a classificação dos resíduos e faça sua parte!
São várias as maneiras de se classificar os resíduos sólidos. A mais comum é quanto aos riscos potenciais de contaminação do meio ambiente.
De acordo com a NBR 10.004 da ABNT, os resíduos sólidos podem ser classificados em:
Pilhas de Baterias
As pilhas e baterias têm como princípio básico converter energia química em energia elétrica utilizando um metal como combustível. Podem conter um ou mais dos seguintes metais: chumbo (Pb), cádmio (Cd), mercúrio (Hg), níquel (Ni),prata (Ag), lítio (Li), zinco (Zn), manganês (Mn) e seus compostos. As substâncias das pilhas que contêm esses metais possuem características de corrosividade, reatividade e toxicidade e são classificadas como "Resíduos Perigosos ¬ Classe I". Destinação adequada: Encaminhar para reciclagem, no Banco Real há um programa chamado PAPA PILHA e as pessoas podem ir nas agências e depositar suas pilhas.
Lâmpadas Fluorescentes
O pó que se torna luminoso encontrado no interior das lâmpadas fluorescentes contém mercúrio. As lâmpadas fluorescentes liberam mercúrio quando são quebradas, queimadas ou enterradas em aterros sanitários, o que as transforma em resíduos perigosos Classe I. Destinação adequada: encaminhar para reciclagem ou postos de coleta que o governo disponibiliza pela cidade.
Pneus
São muitos os problemas ambientais gerados pela destinação inadequada dos pneus. Se deixados em ambiente aberto servem como local para a proliferação de mosquitos. Se encaminhados para aterros de lixo convencionais, provocam "ocos" na massa de resíduos, causando a instabilidade do aterro. Se destinados em unidades de incineração, a queima da borracha gera enormes quantidades de material particulado e gases tóxicos. Destinação adequada: encaminhar para reciclagem.
Lixo Radioativo
Assim considerados os resíduos que emitem radiações acima dos limites permitidos pelas normas ambientais. No Brasil, o manuseio, acondicionamento e disposição final do lixo radioativo está a cargo da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN.
Curiosidades sobre os Resíduos